13 de jun. de 2011

RJ: A BELA PASSEATA E A FEIA TENTATIVA DE MANIPULAÇÃO

fonte: danillo ferreira


Dezenas de milhares de pessoas compareceram em Copacabana para manifestar seu apoio ao protesto dos Bombeiros Militares do Estado do Rio de Janeiro neste domingo. Numa demonstração sem par de sensibilidade com os pleitos dos Heróis do Fogo, familiares, policiais militares, professores, políticos e simpatizantes compareceram para pintar as ruas do Rio de Janeiro de vermelho.

A Cecília registrou alguns belos momentos da passeata:


Clique e veja mais fotos da manifestação dos bombeiros do Rio de Janeiro.

O evento neste domingo foi uma demonstração de que o movimento dos bombeiros no Rio de Janeiro está mantido e vibrante. Após conseguir a liberdade para os 439 bombeiros que estiveram presos, o próximo passo é anistiá-los penal e administrativamente. Só aí as reivindicações dos bombeiros se concentrarão na questão do aumento salarial.

Por enquanto, o Governo se movimenta na tentativa de oferecer menos do que pode e menos do que merecem os bombeiros cariocas. A ideia do pífio “reajuste” de pouco mais de 5% deixa o CBMERJ na mesma situação de pior salário entre os bombeiros do Brasil:


Outra proposta sugerida pelo Governo é a criação de uma gratificação para os bombeiros, originada do Fundo Especial do Corpo de Bombeiros (Funesbom). Seria mais um penduricalho no salário, que não serviria de base para cálculo de algumas vantagens, e condicionaria o recebimento a sabe-se lá quais critérios.

O Governo do Rio se utiliza duma estratégia comum em reivindicações salariais: após a opinião pública tomar conhecimento das necessidades e pleitos da classe, forja-se um simulacro de atendimento às reivindicações, algo bem aquém do que é verdadeiramente desejado pela categoria. A ingenuidade consentida da grande mídia ajuda a dimiuir a força da mobilização, já qua a aparência é de que ela passa a não mais ser necessária.

Mas neste caso em específico a categoria tem mais apoio do que a mídia (e os políticos) teria coragem de tentar manipular. Se as lideranças e os bombeiros do Rio perderem a chance será por inabilidade e timidez dos próprios participantes dos protestos – características que não têm sido vistas no Movimento até aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As regras dos comentários são as seguintes:

- Serão rejeitados textos com linguagem ofensiva ou obscena, com palavras de baixo calão, com acusações sem provas, com preconceitos de qualquer ordem, que promovam a violência ou que estejam em desacordo com a legislação nacional;

- O comentário precisa ter relação com a postagem;

- Os comentários são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores e não refletem a opinião deste blog.


* Os comentários são liberados da moderação, com um prazo de 24 horas, os administradores do blogger exercem outros trabalhos e não possuem tempo integral de dedicação ao blogger, desculpem mas só assim é possível.

Aos chorões que acham que temos algo contra a Policia Civil ou determinada OPM, nós só publicamos o que está na mídia com fonte e tudo, não inventamos matérias e não é nossa intenção colocar uma instituição contra a outra, então antes de mandar comentários denegrindo os administradores do Blog, verefique a fonte no final da matéria.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...