3 de jun. de 2011

"DUELO DE CLASSES" NAS POLÍCIAS MILITARES

fonte: victor fonseca


Em geral, a postura das polícias reflete predominantemente a cultura da sociedade onde está inserida, afinal os valores trazidos pelos integrantes que as compõem foram obtidos no meio familiar e social que fazem parte, mesclando-se com a tradição da instituição. O brasileiro é tido como malandro, o que entre outras características, aponta para a indisposição a adequações hierárquicas e disciplinares mais rígidas.

Algumas palavras são capazes de manifestar essa qualidade, notadamente o termo irreverência, muito utilizado como qualidade positiva de humoristas ou personalidades benquistas, quando na verdade, em sentido denotativo, significa a não reverência, não acatar autoridades, ser desobediente. Isso demonstra como certos termos possuem significados distorcidos impregnados, o que também ocorre em estruturas hierárquicas militares.


Conflitos classistas entre praças e oficiais são históricos e parecem intermináveis, contudo uma interpretação alternativa faz crer que é ledo engano atribuir as diferenças e desavenças a postos e graduações, sem perceber que o problema se encontra em atitudes e condutas de pessoas específicas. A falta de uma percepção mais nítida leva a distorções da realidade, de modo que a sugestão que se segue seria capaz de comprovar o equívoco lingüístico existente na comunicação sobre problemas internos das corporações, seja no trato pessoal, em condutas legais ou outras áreas.

Será que se de repente só existissem praças, sendo nomeado para o comando geral um subtenente, ficando os sargentos responsáveis pelo comando das unidades, os cabos coordenando a execução do serviço e os soldados responsáveis pela execução prática, veríamos o fim das tão reclamadas diferenças? Ou ainda se, ao contrário, todos fossem oficiais, tendo no extremo um marechal, na cúpula generais, no intermédio coronéis, na coordenação majores, e no comando das guarnições da área capitães chefiando tenentes, enfim se encerrariam os problemas?

Obviamente não, a questão ultrapassa com folga os limites da mera nomenclatura ou nivelamento em graus hierárquicos, porém insistentemente há quem se apegue ao fatalismo vitimista, atribuindo a si maldições impregnadas e a determinada patente qualificações negativas, quando o problema se encontra ou na pessoa ou nas engrenagens que estruturam o funcionamento da máquina.

A ideia do texto pode ser truncada para alguns, mas há de ser esclarecedora para outros. Existem problemas, alguns muito graves, e minimizá-los de modo simplista a duelos de classes é um passo para trás na tentativa de solucionar. Quem teima em criar determinismos generalizados (na lógica = se praça então tal, se oficial então aquilo) presta um grande desserviço.

Um comentário:

  1. Parabéns pela matéria esclarecedora para grande maioria dos policiais, que costumam utilizar o mural de recados como "muro das lamentações". ou como "octogono". O grande desafio esta em cada um de nós. Já parou e se fez a seguinte pergunta: "O que eu fiz para melhorar a minha própria condição". Antes de se fazer a pergunta esteja preparado para sua própria resposta.......Abraços

    ResponderExcluir

As regras dos comentários são as seguintes:

- Serão rejeitados textos com linguagem ofensiva ou obscena, com palavras de baixo calão, com acusações sem provas, com preconceitos de qualquer ordem, que promovam a violência ou que estejam em desacordo com a legislação nacional;

- O comentário precisa ter relação com a postagem;

- Os comentários são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores e não refletem a opinião deste blog.


* Os comentários são liberados da moderação, com um prazo de 24 horas, os administradores do blogger exercem outros trabalhos e não possuem tempo integral de dedicação ao blogger, desculpem mas só assim é possível.

Aos chorões que acham que temos algo contra a Policia Civil ou determinada OPM, nós só publicamos o que está na mídia com fonte e tudo, não inventamos matérias e não é nossa intenção colocar uma instituição contra a outra, então antes de mandar comentários denegrindo os administradores do Blog, verefique a fonte no final da matéria.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...