22 de jun. de 2011

BR, VÍDEO: POLÍCIA FEDERAL ANALISA ESGOTOS PARA MEDIR O CONSUMO DE DROGAS

fonte: danillo ferreira


Apesar da variedade de carências que as polícias sofrem em todo o Brasil, inclusive a Polícia Federal, ainda há espaço para inovação e criatividade no desenvolvimento de técnicas e trabalhos que contribuem com a eficiência no serviço policial. É o caso do projeto “Quantox”, da Polícia Federal, um instrumento de análise criminal que ajuda no levantamento da quantidade e da localização do consumo de drogas nas cidades.

O Quantox se baseia em amostras de esgotos para aferir a quantidade de substâncias oriundas de entorpecentes presentes na urina humana. Com o resultado da análise, os peritos podem afirmar as regiões das cidades em que o consumo é mais intenso, bem como a quantidade de droga consumida em determinada localidade. Entendam melhor o projeto:

Grande parte do que é consumido pela população de uma cidade vai parar no esgoto. No caso do consumo de drogas não é diferente. Ao usar cocaína, por exemplo, o organismo humano metaboliza o entorpecente e expele um composto chamado Benzoilecgonina – substância identificada em amostras de urina dos usuários.

Assim, partindo do princípio dos exames antidopings, pesquisadores desenvolveram o projeto “Quantificação de Analitos Tóxicos”, denominado QuAnTox. O trabalho permite que, através do monitoramento da malha de esgotos, os peritos criminais federais consigam calcular, em análises de laboratório, a quantidade da droga consumida em uma determinada região.

Desenvolvido pela criminalística da Polícia Federal (PF), por iniciativa do projeto INCTAA/CNPq (Instituto Nacional de Ciências e Tecnologias Analíticas Avançadas) e em parceria com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade de Brasília (UnB) e Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), o QuAnTox coletou amostras de seis estações de tratamento de esgoto do Distrito Federal (DF). Com o monitoramento, foi possível avaliar a quantidade de cocaína consumida e em quais localidades o uso da droga teve maior incidência.

Leia mais…

Abaixo, matéria do Jornal da Cultura falando sobre o projeto:


Como disse o coordenador do projeto, a iniciativa pode ser facilmente desenvolvida nas polícias estaduais. Uma boa forma de orientar as polícias preventivamente na redução do consumo de drogas, ou mesmo na desarticulação de quadrilhas que as comercializam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As regras dos comentários são as seguintes:

- Serão rejeitados textos com linguagem ofensiva ou obscena, com palavras de baixo calão, com acusações sem provas, com preconceitos de qualquer ordem, que promovam a violência ou que estejam em desacordo com a legislação nacional;

- O comentário precisa ter relação com a postagem;

- Os comentários são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores e não refletem a opinião deste blog.


* Os comentários são liberados da moderação, com um prazo de 24 horas, os administradores do blogger exercem outros trabalhos e não possuem tempo integral de dedicação ao blogger, desculpem mas só assim é possível.

Aos chorões que acham que temos algo contra a Policia Civil ou determinada OPM, nós só publicamos o que está na mídia com fonte e tudo, não inventamos matérias e não é nossa intenção colocar uma instituição contra a outra, então antes de mandar comentários denegrindo os administradores do Blog, verefique a fonte no final da matéria.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...