31 de mai. de 2010

MENOS UMA ARMA NAS RUAS DE CURITIBA

Em 23/05/2010, por volta das 22h30min à viatura 8101, comandada pelo Tenente Rocha, realizava patrulhamento no bairro do Hauer em Curitiba.

Quando a equipe passava próximo a uma farmácia na Av. Mal. Floriano Peixoto, avistou um grupo de pessoas em atitude suspeita em um local ermo.

Efetuada a abordagem aos indivíduos e realizada a busca pessoal, foi localizado no bolso do individuo identificado como Alex, uma chave de véiculo.

Perguntado sobre o veículo, Alex informou que o veículo estaria estacionado na redondeza e levaria até o local, onde encontrava-se o veículo.

Realizada a busca no veículo, com o acompanhamento de Alex, foi localizado debaixo do banco do passageiro, um revólver calibre 38 marca Rossi, com a numeração lixada.

Indagado sobre o armamento, Alex confirmou ser de sua propriedade e para sua proteção pessoal.

O individuo e o armamento foram encaminhados ao CIAC Sul.

ABORDAGEM DE SUSPEITO RESULTA EM UMA ARMA APREENDIDA EM ALMIRANTE TAMANDARÉ

Na data de 21/05/2010, por volta das 23h40min, a viatura 8101 comandada pelo Tenente Leal, recebeu uma denúncia anônima, informando que no bairro Jardim Dourados em Almirante Tamandaré, estaria acontecendo tráfico de drogas e armas.

As equipes deslocaram para a região e iniciaram abordagens, com o intuito de fazer um cerco policial, alguns indivíduos abordados e em uma das buscas pessoais, foi localizado com o individuo de nome Claudio um revólver calibre 22.

As buscas continuaram na região até a madrugada porém nada mais de ilícito foi encontrado o individuo e armamento foram entregues da DP do município.

PM DE GÓIAS ESTÁ PARALISADA

Reportagem TV Anhanguera sobre a paralisação da PMGO
 


Aquartelamento dos Militares de Goiás


 
Manifestação da PMGO na madrugada de hoje.


 
Polícia Militar faz Comboio nas ruas de Goiânia cobrando a reposição salarial.
 

REAJUSTE SALARIAL DOS SERVIDORES, SERÁ DEPOSITADO EM JUNHO, RETROATIVO A MAIO

fonte: aen

O governador Orlando Pessuti anunciou nesta segunda-feira (31), durante reunião com o Fórum dos Servidores Públicos Estaduais realizada no Palácio das Araucárias, em Curitiba, que o reajuste geral de 5% será depositado na folha de junho.

O pagamento será retroativo ao mês de maio, explicou o governador. Será o quarto reajuste geral, pelo quarto ano consecutivo, que o Governo do Paraná aplica nos salários, aposentadorias e pensões do funcionalismo.

O reajuste geral acumulado no período 2007-2010 chega a 20,5%. (Matéria completa logo mais).

29 de mai. de 2010

HIGHLANDER, EXISTE E É BRASILEIRO!!!

Com certeza essa é uma das declarações mais espantosas que já vi. Uma PT e 45 munições seriam poucas, rsrsrsrs...


RONE APRRENDE ARMA DE FOGO MINUTOS ANTES DE SER VENDIDO

Na data de 21/05/2010 por volta das 21h45min, policiais militares da RONE, viatura 8101 comandada pelo Tenente Leal, foram informados que na data de 17/05/2010, 02 indivíduos de nomes Gilmar e Júlio foram presos no bairro Taboão, com 04 armas de fogo.

E agora o tio dos indivíduos, acima citados, estaria de posse de um revólver calibre 38 e pronto para vender tal arma.

A equipe RONE deslocou na Rua Eugênio Flor, no endereço informado como sendo a casa do sr. Cleres, tio dos indivíduos e no local foi entrado em contato com a sra. Rosana, que autorizou a busca domiciliar.

Em cima do sofá foi localizado um revólver calibre 38, com a numeração suprimida. Durante as buscas, em frente a residência, encostou um veículo celta com 02 indivíduos, em seu interior.

Abordado o veículo e os ocupantes, identificados como Diego e Adriano, perguntado o que eles faziam ali, responderam que iriam comprar um revólver do sr. Cleres, pelo valor de r$ 575,00. Quantia encontrada no bolso de Adriano.

Diante dos fatos foi dados voz de prisão ao sr.Cleres e Adriano e Diego encaminhados como testemunhas ao CIAC sul.

27 de mai. de 2010

RONE APREENDE PISTOLA 380 NO CAJURU

Na data de 21/05/2010 por volta das 16h30min, policiais militares da RONE, viatura 8109 comandada pelo Tenente Alves, realizavam patrulhamento pelo bairro Cajuru em Curitiba.

Em certo momento a equipe foi abordada por moradores da região, aonde, foram informados que estaria acontecendo tráfico de drogas e armas. Alguns moradores forneceram características de envolvidos e veículos.

A equipe solicitou apoio das demais viaturas, aonde foi realizado um intenso patrulhamento. A equipe visualizou um veículo Scenic, parecido com as informações passadas pelos moradores, que quando avistou a viatura efetuou uma manobra brusca.

Foi realizada uma tentativa de abordagem aonde o elemento empreendeu fuga, foi realizado um cerco policial com o apoio das demais viaturas e abordado o veículo.

Em seu interior encontrava-se um individuo de nome Marcos, ao ser realizada a busca pessoal foi localizada em sua cintura uma pochete e no interior da mesma uma pistola calibre 380.

Diante dos fatos o individuo e armamento, foi encaminhado a DP.

RONE APREENDE DROGA E ARMA EM ARAUCÁRIA

Policiais Militares da RONE em patrunlhamento no Jardim Califórnia abordaram um adolescente, com ele havia 47 pedras de crack, uma bucha de maconha e um revólver Rossi cal. 38, com quatro munições intactas.

O adolescente foi encaminhado à Delegacia de Araucária para providências.

COMO CASTIGO, MÃE PEDE PARA POLICIAL "PRENDER" SEU FILHO DE 5 ANOS

fonte: g1

Como castigo, mãe pede para policial 'prender' seu filho de 5 anos, caso ocorreu em Lehigh Acres, no estado da Flórida. Falsa prisão foi criticada por psicólogos e psiquiatras infantis.

Uma mãe pediu para um policial que era seu amigo para encenar a prisão de seu filho de apenas cinco anos em Lehigh Acres, na Flórida (EUA), por causa do mau comportamento do menino. A mulher disse que a criança estava brincando com fósforos. Como forma de assustá-la, ela pediu para o agente fazer a falsa prisão, segundo a emissora "WBALTV".

Mãe bolou com policial a falsa prisão do filho de cinco anos.

A cena que ocorreu perto de uma loja de conveniência chocou quem estava no local. Uma mulher tirou uma foto e descreveu o episódio como uma situação “fora de controle". "Isso não é uma maneira de tratar uma criança, de ensinar uma lição a um menino", disse ela.

A mãe afirmou que espera que a “prisão” faça com que seu filho pare de brincar com fósforos ou isqueiros. Segundo ela, a intenção foi deixá-lo como medo de que estava indo para a cadeia. A falsa prisão, porém, foi criticada por psicólogos e psiquiatras infantis.

DATA DO REAJUSTE DO FUNCIONALISMO(5%), SERÁ DEFINIDA NA PRÓXIMA SEGUNDA(31/05)

fonte: aen

A data de implantação do reajuste geral de 5% nos vencimentos e gratificações dos servidores públicos estaduais será definida e anunciada segunda-feira (31). A informação foi transmitida pelo governador Orlando Pessuti a líderes sindicais do funcionalismo, que realizaram mobilização, nesta quinta-feira (27), em Guarapuava, durante o Programa de Descentralização do Governo do Paraná.

“Na próxima segunda-feira pela manhã teremos o Conselho Revisor e, em conjunto com as Secretarias da Fazenda, do Planejamento e da Administração, vamos fazer nova análise [do comportamento das receitas e despesas do Executivo em maio]. À tarde, faremos o anúncio de quando será implantado o reajuste”, comunicou o governador aos sindicalistas.

Além da revisão de 5%, o governo vai definir o cronograma de contratação para as escolas estaduais, de funcionários aprovados em concurso e que aguardam a nomeação. “É uma boa notícia. Nós estamos abertos ao diálogo”, afirmou a presidente da APP-Sindicato, Marlei Fernandes.

REAJUSTE – O reajuste de 5% vai abranger cerca de 252,5 mil trabalhadores do serviço público estadual, entre funcionários da ativa e aposentados, e também pensionistas. A correção vai significar acréscimo de R$ 38 milhões mensais na massa salarial do funcionalismo. É o quarto ano consecutivo que o Governo do Paraná aplica a revisão geral – entre 2007 e este ano, o índice de reajuste acumulado é de 20,5%.

A revisão geral anual dos salários do funcionalismo foi instituída pelo Governo do Paraná em 2007, por meio da lei lei estadual 15.512, sancionada pelo então governador Roberto Requião em 31 de maio daquele ano. Já o reajuste de 2010 está assegurado pela lei estadual 16.468, de março deste ano.

Antes da implantação da lei, entre 2003 e 2010 todas os quadros do Poder Executivo passaram por reformulações que, além de reorganizar a estrutura de remuneração das carreiras, trouxeram ganhos salariais que variam entre cada uma delas.

Confira os reajustes gerais ano a ano:

2007: 3,14%

2008: 6%

2009: 5%

2010: 5%

VEREADOR DE MARICÁ É PRESO POR CHAMAR POLICIAL MILITAR DE "MACACO"

fonte: jornal o globo

RIO - O vereador de Maricá, Uilton Viana Filho, 28 anos, foi preso em flagrante por desacato e injúria racial, durante abordagem policial na rodovia RJ-104, em Niterói, na madrugada desta quinta-feira.

Segundo policiais, o parlamentar, que é filho do vice-prefeito de Maricá, Uilton Viana, teria ofendido um dos militares, do 12º BPM (Niterói), identificado como cabo José Carlos Azevedo, chamando-o de "negão" e "macaco".


De acordo com os policiais, após a ofensa, o parlamentar tentou resistir à prisão, mas foi levado para a 78ª DP (Fonseca). Em depoimento, ele negou as acusações.

Segundo o tenente Gilson Carvalho, Uilton dirigia em alta velocidade e fez uma manobra perigosa, na tentativa de ultrapassar um comboio de motocicletas da PM que voltava de uma solenidade em Maricá.

Como o veículo do parlamentar - um Honda Civic - estava com os vidros com insufilme, os policiais desconfiaram e pararam o carro.

A abordagem dos policiais foi correta. Os militares usam a arma como instrumento de trabalho e não vejo ilegalidade nisso - afirmou.

O vice-prefeito Uilton Viana esteve na delegacia, durante a madrugada, e negou que o filho tenha desacatado o policial. Segundo ele, o vereador teve ferimentos no rosto, braços e na cabeça. O parlamentar acusa os PMs de agressão durante a abordagem.

O delegado adjunto Sérgio Sahione informou que o vereador foi autuado em flagrante por desacato e injúria racial. O crime é inafiançável e a pena pode ser de seis meses a três anos. O delegado disse ainda que, com base nas declarações do parlamentar irá apurar eventuais abusos e excessos dos policiais militares durante a abordagem.

PEC 300 - ÚLTIMAS NOTÍCIAS

fonte: deputado paes de lira

Logo após o término da Sessão Extraordinária desta quarta-feira(26), o Deputado Federal Paes de Lira esclarece o que aconteceu, nos bastidores e também no plenário da Câmara dos Deputados, com a PEC 300.

Trata-se de um acordo firmado entre os presidentes das associações de policiais com a liderança do Governo aceitando a exclusão do piso salarial nominal da proposta. Paes de Lira não participou do acordo e não o apoia.

Ele também faz alertas sobre os perigos dessa decisão, principalmente pela falta de garantia da base governista.

Assista e entenda o que aconteceu.

26 de mai. de 2010

VAMOS FICAR ATENTO COM O SINDICATO DOS VIGILANTES

colaboração: internauta jucimar

Recebi um e-mail com algumas matérias e valem a pena serem lidas. A classe policial tem é que ficar esperta com esse sindicato dos vigilantes.

E na minha opinião se o sindicato quer comprar briga, então devemos ir a guerra e começar a encaminhar todo vigilante que estiver alterado.

Em Curitiba não é difícil de achar.


26/05/2010 - Audiência Pública discute "bico" policial

26/05/2010 - Audiência pede rigor contra bico de policiais

26/05/2010 - PMs e bandidos na disputa da segurança de comércios

25 de mai. de 2010

TEMER CRIA COMISSÃO PARA DEBATER TEXTO DE CONSENSO NO REAJUSTE DE POLICIAIS

fonte: agência câmara

Temer e os líderes partidários discutiram as prioridades para votação pelo Plenário.O presidente da Câmara, Michel Temer, anunciou nesta terça-feira, após a reunião de líderes, a criação de comissão especial formada por seis integrantes – três indicados pela liderança do governo e três pela liderança da Minoria - com o objetivo de encontrar um texto consensual para colocar em votação a PEC 300/08, que trata da remuneração dos policiais militares. A proposta já foi aprovada em primeiro turno.

A comissão, apesar de ter esse objetivo, poderá analisar outras PECs como a 308/04, que cria a Polícia Penal, e a 549/06, das carreiras policiais. A intenção é resolver as pendências relativas à área de segurança. Ainda que a composição da comissão tenha sido estabelecida em seis parlamentares, Temer informou que todas as lideranças partidárias interessadas no assunto poderão participar.

INSUFLANDO A CATEGORIA

Depois da reunião, os lideres do PSDB e do DEM reclamaram da conduta de um parlamentar – deputado Capitão Assumção (PSB-ES) - que participou do encontro de líderes e teria enviado mensagens para os policiais numa tentativa de “insuflar a categoria” para pressionar a entrada das PECs relativas a policiais na pauta do Plenário. Segundo a assessoria do parlamentar, Capitão Assumção estava repassando pelo twitter o que estava ocorrendo na reunião.

Temer disse que foi obrigado a suspender por duas vezes a reunião para impedir essa prática. “Em nenhum Parlamento do mundo existe o que ocorre aqui, com a pressão física às vezes prevalecendo sobre as pressões dos argumentos”, observou o presidente. A preocupação é motivada pela pressão que os policiais têm feito há semanas nas dependências da Câmara, cobrando a aprovação das propostas que lhes interessam.

OBSTRUÇÃO
O líder do DEM, deputado Paulo Bornhausen (SC), informou que o seu partido vai obstruir as votações até que sejam colocados na pauta os destaques para votação em separado à Emenda 29, que destina mais recursos à Saúde. Ele disse que esse foi um compromisso assumido com os prefeitos, durante a marcha nacional da categoria a Brasília, mas na reunião de líderes não foi possível discutir o assunto.

RONE APREENDE SETE ARMAS, DINHEIRO E VEÍCULOS EM CURITIBA E RMC

fonte: pmpr

Policiais da Rondas Ostensivas de Natureza Especial (Rone), da Companhia de Polícia de Choque prenderam Marcos Rosa de Oliveira, 31 anos, na Rua Abigail de Melo Zaneto, Vila Centenário, em Curitiba, nesta sexta-feira (21). Com ele, foram apreendidos uma pistola calibre 380, com seis munições intactas, um veículo Renalt/Cenic, dinheiro, um balaclava (touca) e outros objetos. De acordo com o tenente João Roberto Galeto Alves, comandante da Rone, a prisão se deu em patrulhamento de rotina.

Os policiais estavam trabalhando em uma região onde é comum o tráfico e o roubo quando encontraram quatro homens em um veículo suspeito, o Renalt/Cenic. No carro foram localizados cartões de crédito, R$ 603 em dinheiro, uma corrente, uma carteira, óculos e celulares, além da pistola que estava com Marcos. “Retirando arma de circulação estamos, por exemplo, diminuindo os índices de homicídios”, diz o tenente.

Os materiais apreendidos, o veículo e o preso foram encaminhados ao 6° Distrito Policial. “Os produtos apreendidos indicam que o grupo havia cometido roubo antes”, explica o tenente. A PM também pede a contribuição da comunidade denunciando o tráfico de entorpecentes pelo 181-Narcodenúncia. “Sua identidade será mantida em sigilo”, diz Alves.

PINHAIS – Nesta semana a Rone também prendeu André Garcia da Silva, 24 anos, na Rua Irai, Vila Planta Baixa, em Pinhais. Uma pistola calibre 380, com 12 munições intactas e um revólver calibre 38, duas polegadas, com seis munições, foram apreendidos com ele. Os policiais agiram a partir de uma denúncia anônima recebida pelo telefone 190.

“No período da manhã alguém cometeu um homicídio nas proximidades e, por isso, a delegacia de Pinhais investigará se o preso tem ligação com o crime”, revela Alves. Uma criança de três anos foi ferida no mesmo acontecimento e encaminhada ao hospital. “Nossas ações são intensas na região principalmente com relação ao combate ao tráfico de drogas e crimes contra a vida”, afirma Alves.

PIRAQUARA – Jeferson Wiliam Lopes, de 29 anos e Wagner Luiz Amaral de Oliveira, de 27 anos, também foram presos pela Rone nesta semana, em Piraquara. Um revólver 38, uma pistola calibre 32 e três espingardas – uma calibre 28, uma calibre 22, e uma de pressão 5.5, além de uma balaclava foram apreendidos na ação, que se deu em dois locais diferentes.

Na primeira ação, policiais receberam denúncia de que um mercado havia sido assaltado na Rua Pastor Adolfo Weldmam. Quando patrulhavam nas proximidades avistaram alguns homens que fugiram por um matagal deixando para trás o revólver 38 e a balaclava. O material foi recolhido e encaminhado a Delegacia de Polícia Civil do Município, para ser investigado.

Em outra ação, na Rua Leocádio Cordeiro Siqueira, na Vila Fuck, os policiais prenderam os dois homens e apreenderam as espingardas e a pistola. “Houve denúncia de que algumas pessoas estariam utilizando entorpecentes no local e que um deles estaria armado; chegando ao local, logo encontramos com um deles a pistola calibre 22; as outras armas estavam dentro da residência juntamente com 17 pedras de crack”, disse o tenente.

RONE APREENDE ARMA DE FOGO EM SJP


Na data de 20/05/2010 por volta das 11h30min, a viatura 8105 comandada pelo Cabo Ismael, realizava patrulhamento pelo município de São José dos Pinhais.


Quando foram abordados pelos moradores da região, que se mantiveram anônimos e informaram que na Rua Antonio Batista de Bastos, bairro Rio Pequeno, estaria acontecendo tráfico de drogas e teria elementos armados.

Com as informações colhidas a equipe deslocou até endereço informado para verificar sua veracidade.

No local, foi abordado um individuo de nome Roni que estava em frente a sua residência e realizada a busca pessoal, aonde em sua cintura foi localizado um revólver calibre 38.

Diante do fato foi realizado uma busca no domicilio do abordado, aonde foi localizado escondido dentro de uma caixa de ferramentas a quantidades de 180g de “Maconha” e 3,7g de “Cocaína” e a quantia de r$ 700,00.

Diante dos fatos foi dada voz de prisão e encaminhado a DP de SJP.

24 de mai. de 2010

NOVOS POLICIAIS INICIAM TREINAMENTO EM JUNHO

fonte: aen

Além dos policiais já chamados para participarem do CFSd(Curso de Formação de Soldados), mais 500 candidatos aprovados no concurso público serão chamados.

O governador Orlando Pessuti anunciou, nesta segunda-feira (24), durante a reunião Mãos Limpas, que os novos policiais que reforçarão a segurança pública do Estado começam o treinamento mês que vem. Ao todo são 1.300 policiais militares, 400 bombeiros, 500 policiais civis, 16 delegados e 18 médicos e enfermeiros para o Hospital Militar. Os policiais trabalharão em todas as regiões do Paraná, no começo do segundo semestre.

Pessuti explicou que a contratação faz parte do processo iniciado no ano passado, mas que dependia de programação orçamentária. “Vamos melhorar a estrutura da segurança pública”, afirmou o governador.

O secretário de Segurança Pública, Aramis Linhares Serpa, explicou que o concurso da Polícia Militar contemplava, inicialmente, 1.100 policiais, mas que o governador Pessuti determinou a contratação de mais 500 policiais militares. Desses PMs, 200 já estão prontos para começar os treinamentos junto e 300 restantes concluirão os exames admissionais. Também começam os treinamentos 500 policiais civis e 400 bombeiros.

“Os policiais serão distribuídos tecnicamente por todo o Paraná, de acordo com a prioridade dos locais com maiores problemas de criminalidade”, explicou Serpa.

O secretário informou que foram chamados 16 delegados para assumir as atribuições imediatamente e outras 18 pessoas, entre médicos e enfermeiros, que serão contratados para o Hospital da Polícia Militar.

Durante a reunião, foram discutidas as reformas e construções de novas sedes do Instituto Médico-Legal no interior. “Esta é uma área que precisa de atenção maior. A melhoria de infraestrutura será buscada de imediato para que possamos dar o atendimento que a população merece”, disse. O secretário contou que são feitas parcerias com hospitais para realizar os exames periciais e os laudos

ALGUÉM RESOLVEU FALAR A VERDADE NA POLITICA

fonte: cidinha campos

ACOMPANHE UMA OCORRÊNCIA POLICIAL NO RÁDIO DAS VIATURAS



Ocorrência de roubo a banco em Guarulhos (Banco Real), em 08/11/2008, onde morreram um policial militar, um ladrão ("Balengo", maior líder do PCC em liberdade) e um motoboy, atingido por um tiro de fuzil, além de 11 pessoas feridas.

Deste roubo participaram dez bandidos, os quais levaram R$ 102.000,00. O cérebro por trás do roubo (Cristiano Bezerra Caiano, vulgo Preguinho) foi preso meses depois, em Maceió, pelo DEIC. Veja o link:

http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u499255.shtml

22 de mai. de 2010

PM ASSASSINADO AO TENTAR EVITAR ROUBO

fonte globo.com
colaboração: internauta João

Mais um policial morre, sem ver sua profissão valorizada!!!

21 de mai. de 2010

SERVIDORES ESTADUAIS DO PR, PODEM FICAR SEM O REAJUSTE DE 5%

fonte: gazeta do povo

Governo estadual alega que precisa ver se tem dinheiro em caixa para cumprir ainda neste mês o aumento salarial aprovado pela Assembleia

O reajuste salarial de 5% ao funcionalismo público estadual, aprovado pela Assembleia Legislativa em março, corre o risco de não ser pago neste mês – data-base da categoria. Ontem, após cobranças da oposição, o líder do governo na Casa, deputado Luiz Cláudio Romanelli (PMDB), admitiu que a Secretaria de Administração ainda não definiu se haverá caixa suficiente para pagar o reajuste aos servidores. Representantes da categoria disseram acreditar que o governo irá cumprir o pagamento e não será “caloteiro”.

Em discurso no plenário, o líder da oposição, Élio Rusch (DEM), afirmou ter recebido a informação de que as folhas de pagamento de maio já teriam sido impressas sem o reajuste de 5%. Ele criticou ainda a derrubada da emenda, proposta pela oposição durante a votação do reajuste há dois meses, que determinava o pagamento do reajuste em 1.º de maio. “O rolo compressor do governo agiu e a emenda foi rejeitada. Com isso, o projeto ficou sem data definida para se implantar o reajuste”, argumentou. “Se as finanças vão tão bem como o deputado Romanelli disse ontem (segunda-feira), que se dê o reajuste.”

Romanelli, por outro lado, afir­­mou ter recebido a garantia da secretária de Administração, Ma­­ria Marta Lunardon, de que as folhas de pagamento de maio ainda não foram impressas. Segundo ele, o governo ainda não tomou uma decisão sobre o pagamento do reajuste, porque depende de um posicionamento da Secretaria de Fazenda. “Dependemos da posição fazendária para saber se haverá caixa. Se houver dinheiro, será pago o reajuste. Do contrário, pagaremos no mês que vem, conforme já prevê a legislação”, argumentou Romanelli. “O governo não tem uma caixa d’água, tem uma torneira.” O líder do governo rebateu as declarações de Rusch e alegou que, na verdade, disse que as finanças do estado estão “equilibradas”.

NA EXPECTATIVA

De acordo com Heitor Ray­­­mundo, um dos coordenadores do Fórum das Entidades Sindicais do Paraná, os servidores se reunirão sexta-feira com a secretária Maria Marta – dia em que a folha de pagamento será fechada. Ele afirmou que espera do governo o cumprimento do pagamento do reajuste. “Por lei, nossa data-base é maio. Portanto, o governo tem que nos pagar em maio”, defendeu. “Não acreditamos que o governo vai desrespeitar a lei. Ele tem que dar o exemplo para qualquer cidadão. Por isso estamos entendendo que ele não vai ser caloteiro.”

O aumento de 5% vale para os 252,5 mil servidores estaduais, entre pessoal da ativa, aposentados e pensionistas. O impacto na folha de pagamento do Executivo será de R$ 67,7 milhões mensais. Atualmente, os gastos do governo estadual com pessoal são de R$ 680 milhões por mês.

20 de mai. de 2010

POLICIAIS DE 8 ESTADOS ENTRAM EM GREVE POR SALÁRIO UNIFICADO

fonte: terra

Rio - A Polícia Civil de oito Estados está em greve, por tempo indeterminado, desde terça-feira para pressionar a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que prevê piso salarial unificado para policiais militares, civis e bombeiros. Segundo informações divulgadas nesta quinta-feira pela Confederação Brasileira de Trabalhadores Policiais Civis (Cobrapol), policiais do Acre, Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul aderiram ao movimento.

De acordo com a confederação, Santa Catarina faz hoje a consulta da categoria. A PEC prevê salários de R$ 3,5 mil, para nível médio, e R$ 7 mil, em nível superior. A expectativa é que mais 11 Estados ingressem no movimento até o início da próxima semana.

Conforme a "Cartilha de Greve" disponibilizada pela Cobrapol, estão suspensos os registros de ocorrências - salvo as relacionadas a prisões em flagrante, capturas de procurados, homicídios e remoção de cadáveres -, diligências por investigadores, atividades cartorárias, encaminhamento ou retirada de inquéritos policiais, transferência de presos - com exceção de detidos em flagrante ou capturados -, escolta de presos e atendimento a advogados ou oficiais de Justiça - salvo para cumprimento de alvarás de soltura.

Segundo a confederação, a PEC voltou a ser incluída na pauta do Plenário da Câmara ontem e quase foi votado em sessão extraordinária, por mobilização de policiais civis e pelo " trabalho de sensibilização dos parlamentares". Os policias planejam voltar à Câmara na terça-feira, para apresentar uma proposta de retirada do texto do valor do piso, que seria regulamentado em lei pelo Executivo em um prazo de 60 a 90 dias.

DEPUTADOS FICAM ACUADOS DURANTE VOTAÇÃO DA PEC

fonte: estadão

Policiais tomaram as galerias para exigir a votação de novo piso da categoria; parlamentares temiam agressões.

O plenário da Câmara ficou praticamente refém na noite de quarta-feira até o início da madrugada desta quinta-feira, 20, pelas galerias tomadas por policiais pressionando pela votação das propostas de emenda constitucional que fixa o piso salarial nacional da categoria e que cria a polícia penal. Às 23h30, o clima de tensão crescente fez com que o primeiro vice-presidente, deputado Marco Maia (PT-RS), suspendesse a sessão e convocasse uma reunião de emergência com os líderes partidários em busca de uma saída para o impasse.

O governo não aceita a aprovação do projeto que fixa na Constituição os valores do piso, assim como parte das bancadas partidárias. Para o governo, a exemplo do que foi feito no caso do piso nacional dos professores, a proposta de emenda constitucional deve apenas criar um piso e remeter para uma lei os valores a serem fixados. Por outro lado, há a pressão dos policiais e deputados que defendem a causa, somados a um grupo de parlamentar preocupado em agradar à categoria em ano eleitoral pensando nos votos nas urnas.

Grande parte da reunião de Marco Maia com os líderes foi em busca de uma saída para encerrar a sessão. Deputados estavam prevendo agressões por parte dos policiais assim que Maia encerrasse a sessão sem a votação do projeto. Deputados diziam estar sendo ameaçados por policiais. Seguranças da Câmara relataram que, na noite de terça-feira, tiveram que fechar as entradas da Casa para impedir uma invasão dos manifestantes.

A reunião de líderes prosseguiu por quase uma hora e meia, enquanto no plenário, os manifestantes entoavam palavras de ordem: "Ô Vaccarezza, cadê você, por causa disso ninguém vota no PT", "Fora Dilma", "Ô deputado, presta atenção, nossa resposta vai ser dada na eleição", Ô Genoino,pode esperar o ficha limpa vai te pegar". Cândido Vaccarezza (PT-SP), líder do governo na Câmara, e o deputado José Genoino (PT-SP), contestavam a votação do projeto na sessão. A estratégia do governo foi impedir a votação na sessão, atrasando a análise da medida provisória 479, que tranca a pauta. Por pedido do líder governista, a relatora da MP, Gorete Pereira (PR-CE), teve de ler o seu parecer de mais de cem páginas na sessão, provocando o aumento da temperatura entre os manifestantes.

O deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP) foi o mediador de um acordo para permitir o encerramento da sessão e a saída dos policiais das galerias. Faria de Sá é o relator da proposta de emenda constitucional da polícia penal e autor de uma das propostas do piso salarial dos policiais. A sessão foi encerrada faltando 2min para 1h, com a volta de Marco Maia e os líderes ao plenário e anunciado o compromisso de, na próxima terça-feira, discutir uma saída para o impasse em uma reunião de líderes.

Nos bastidores, líderes e deputados criticaram a atitude de Marco Maia de incluir o projeto da pauta, criando uma expectativa de votação que não ia acontecer.

RONE APREENDE PISTOLA 380 EM PIRAQUARA

Nesta segunda-feira(17/05/2010) policiais militares da RONE, viatura 5760, sob o comando do Tenente Souza, realizava patrulhamento pelo município de Piraquara.

Quando foram informados pelo rádio, que o Mercado Pague-Menos, localizado na Rua Pastor Adolfo Weldmann, bairro Guabirotuba, havia sido roubado por três individuos.

Aonde os elementos entraram no mercado e levaram um malote com o dinheiro e após o roubo os ladrões evadiram-se efetuando disparos para o alto, em via pública e adentraram em um matagal.

A equipe RONE chegou ao matagal aonde tratava-se de uma chácara, a qual seu proprietário autorizou as buscas no matagal.

Após algum tempo foi localizado uma pistola 380 e uma bala-clava, ambos reconhecidos pelos funcionários do mercado no assalto.

Os materiais apreendidos foram entregues na DP de Piraquara.

18 de mai. de 2010

RONE PRENDE TRAFICANTE EM PIRAQUARA

fonte: rádio banda b

Homem é preso com quatro armas em Piraquara, mas diz ser colecionador, além de uma garrucha, de duas espingardas e uma pistola, ele estava com 15 pedras de crack.

Foto: Wilmar Fernandes
Foto: Wilmar Fernandes
Foto: Wilmar Fernandes

Um homem foi preso em Piraquara, região metropolitana de Curitiba, com quatro armas e drogas na tarde desta terça-feira (18). Jeferson Wiliam Lopes, 29 anos, foi abordado na rua Leocádio Cordeiro Siqueira que fica na Vila Fuck.

Foram encontradas com ele uma garrucha, duas espingardas e uma pistola. Segundo a polícia, em seu depoimento Lopes alegou ser um colecionador de armas.

Além das armas, foram encontradas 15 pedras de crack e cachimbos para o consumo da droga na residência de Lopes.

Para mais este flagrante, Lopes justificou dizendo que é usuário de drogas e que não tem envolvimento com o tráfico.

Devido as evidências encontradas na casa, a polícia vai investigar o envolvimento de Lopes com o tráfico na região.

Ele foi levado para a Delegacia da Polícia Civil de Piraquara onde vai aguardar a decisão judicial.

BANDIDOS INVADEM DELEGACIA ONE JÁ TINHAM ASSALTADO MULHER EM SP

fonte: eband

Os bandidos que assaltaram uma mulher dentro do 1º distrito policial de Salto, no interior de São Paulo, voltaram ao local do crime para roubar equipamentos. De acordo com a reportagem da Band de Campinas, os bandidos invadiram a delegacia na madrugada desta segunda-feira.

Segundo informações da Polícia Civil, o grupo quebrou a porta de entrada da delegacia e revirou diversas coisas no prédio. O 1º DP da cidade não funciona nos fins de semana. Nenhum suspeito pela invasão tinha sido identificado até a manhã desta segunda-feira.

ASSALTO

Na mesma delegacia, uma comerciante de 52 anos já tinha sido assaltada na semana passada. Nadir Aparecida Parasso esperava para registrar um boletim de ocorrência por clonagem de celular. No entanto, ela foi surpreendida por dois homens que anunciaram o assalto.

A mulher reagiu e chegou a lutar com um dos criminosos. Mesmo assim, eles pegaram sua bolsa -que continha R$ 13.500 - e fugiram. A Corregedoria da Polícia Civil abriu um inquérito na última sexta-feira para investigar o assalto. O retrato falado do suspeito também já foi divulgado.

MULHER É ROUBADA DENTRO DELEGACIA

Achei que já tinha visto de tudo na segurança e falta de segurança é tanta que nem na Delegacia a população tem segurança.

No vídeo abaixo mostra a mulher que foi roubada dentro da DP e os escrivães que estavam no local, não inter4cederam por achar que se tratava de uma briga de marido e mulher.

Mas espera aí! Se era uma briga entre marido e mulher e os dois estavam se agredindo e os escrivães não intercedram eles no mínimo prevaricaram ou será que em São Paulo não existe a Lei Maria da Penha?

Mas com toda certeza além de chegaram ao ridiculo esses Policiais, eles foram mais ridiculos na desculpa.

14 de mai. de 2010

REALITY SHOW: POLICIA 24 HORAS, VALE A PENA CONFERIR!


Sem maquiagem, atores ou ficção: nesse programa os protagonistas são a comunidade e a Polícia de São Paulo e as histórias nem sempre acabam bem.


São 12 câmeras fazendo um registro fiel do trabalho da corporação em ações que vão desde a mediação de problemas comuns até situações de confronto.

Por outro lado, o programa também pretende mostrar os policiais em seus momentos sem farda. Como vivem, o que fazem no tempo livre e como se relacionam com família e amigos os homens que lutam pela segurança pública.

COMISSÃO ESPECIAL DA PEC 64/09

Confira os cinco deputados que compõem a Comissão Especial da PEC do Subsídio.

Envie um e-mail para o deputado da sua região, solicitando a aprovação da PEC 64/09! Vamos trabalhar juntos pela valorização do PM!

Ademir Bier – PMDB
Região: Marechal Cândido Rondon
Email: deputadoademirbier@pr.gov.br
Telefone: (41) 3350 4228

Ademar Traiano - PSDB
Região: Santo Antônio do Sudoeste
Email: traiano@pr.gov.br
Telefone: (41) 3350 4096

Péricles de Mello - PT
Região: Ponta Grossa
Email: Péricles@periclesdemello.com.br
Telefone: (41) 3350 4081

Plauto Miró - DEM
Região: Ponta Grossa
Email: deputado@plauto.com.br
Telefone: (41) 3350 4015

Ney Leprevost- PP
Região: Curitiba
Email: contato@neyleprevost.com.br
Telefone: (41) 3350 4192

COBRAPOL COMUNICA A PRESIDENTE DA CÂMARA DOS DEPUTADOS GREVE GERAL PARA O DIA 19

fonte: cordel de fogo

Presidente da COBRAPOL promete greve geral na polícia civil se piso não for aprovado.

Aviso já foi encaminhado por ofício ao presidente da Câmara Federal, Michel Temer.

O presidente da Confederação Brasileira dos Trabalhadores Policiais Civis (Cobrapol), Janio Bosco Gandra, mandou um recado nada animador ao presidente da Câmara dos Federal, deputado Michel Termer (PMDB/SP).

"Ou aprovam o reajuste salarial dos policiais, ou a categoria entra em greve em todo o Brasil por tempo indeterminado".

Confira abaixo a íntegra do comunicado enderaçado ao parlamentar:


Ao Excelentíssimo Senhor Dep. Michel Temer, Presidente da Câmara Federal dos Deputados


Senhor Presidente,


Cumpre-nos informar a Vossa Excelência que esta Confederação, atendendo ao seu órgão máximo deliberativo de representantes estaduais, organizou e convocou a realização de Assembléia Geral simultânea em todo o País da categoria policia civil, que será realizada no dia 14 de maio de 2010, às 09 horas, em local a ser definido por cada entidade sindical estadual representante da categoria, com a seguinte pauta: Greve geral da categoria policia civil por tempo indeterminado para o dia 19 de maio de 2010, caso o Poder legislativo federal não conclua a votação da PEC 446/300 até a data de 18/05/2010.


Solicito de Vossa Excelência em conceder uma reunião com os membros da comissão da COBRAPOL, se possível antes da realização da Assembléia Geral da categoria, para tratar do assunto que julgamos de interesse de toda sociedade brasileira.


Atenciosamente,




Janio Bosco Gandra

CONHEÇA A EQUIPE CAVEIRA DA PCPA

Quem vive no meio policial sabe bem o significado da palavra “vexame”, no jargão militar.

Acredito que o presente vídeo seja uma definição quase perfeita desta situação onde o policial se vê em situação constrangedora frente a determinada situação.

Além disso, trata-se de um bom material para estudo de caso, incluindo questões como uso da arma de fogo, legítima defesa, preparo físico policial, defesa pessoal, uso de agentes não-letais etc.

13 de mai. de 2010

RONE E PM2 PRENDEM QUADRILHA QUE ROUBAVA CARROS EM CURITIBA



Nesta terça-feira(11/05/2010) por volta das 14h, as equipes RONE foram solicitadas para prestarem apoio a PM2(Policiais a paisana), que estariam investigando uma quadrilha de ladrões de carro.

A viatura RONE prefixo 8103, comandada pelo Sargento Machado, deslocou no apoio a PM2, ao entrar em contato com os mesmos, foi informado que a PM2 estaria visualizando um veículo Gol de placas AJY-2626, aonde encontrava dois indivíduos.

Aonde um dos indivíduos desembarcou do veículo e embarcou em outro veículo Siena de placas AKZ-5046, sendo que neste momento ambos os veículos foram abordados.

No veículo Siena encontrava-se três indivíduos identificados como Alan, Antônio Marcos e Francisco. No veículo Gol estava um individuo identificado como Dirceu, aonde constava contra Dirceu um mandado de prisão em aberto.

Realizada as buscas nos veículos, foi encontrado no veículo Gol uma pistola 380, aonde Dirceu informou ser de propriedade de Alan, que por sua vez assumiu a propriedade da mesma. No interior do veículo Siena foi encontrada uma chave da marca Ford, a qual foi dito por Alan ser de uma Ecosport de sua propriedade.

Ao ser perguntado sobre o paradeiro da mesma, informou estar estacionada próxima ao 6º DP, localizada a mesma e realizada a checagem de documentos e chassis, ficou constatado que tratava-se de um veículo com alerta de roubo e as placas e documentos estavam adulterados.

Preguntado sobre a procedência da mesma, Alan informou ter comprado de Antônio Marcos pelo valor de R$ 3000,00, dinheiro que foi encontrado no bolso de Antônio Marcos. Porém Antônio Marcos disse não saber nada sobre o veículo.

Diante das informações foi deslocado até residência de Antônio Marcos e ao realizar a busca domiciliar foi encontrado no interior da mesma, um revólver calibre 32 e mais 3 placas de veículos com alerta de roubo e furtos na região de Curitiba.

Na casa de Antônio Marcos foi localizado uma maquina digital, aonde mostra algumas fotos de Antônio Marcos em um churrasco e o carro Ford Ecosport estaciona aos fundos da residência, desmentindo sua versão de não saber nada sobre o veículo.

Os indivíduos, armamentos e veículos foram entregues da DFRV para providências cabíveis.

RONE APRRENDE PISTOLA 9MM E REVÓLVER CALIBRE 32 NO ATUBA



Nesta terça-feira(11/05/2010), por volta das 12h20min, a viatura RONE prefixo 8111 comandada pelo Cabo Araújo, realizava patrulhamento pelo bairro Atuba.

Quando passava pela Rua Sebastião Gonçalves Pinto, a equipe visualizou um individuo em uma moto, aonde o piloto ao perceber a presença policial, realizou uma manobra brusca e estacionou em uma farmácia.

A equipe realizou a abordagem ao individuo, que foi identificado como Rodrigo, na busca pessoal em sua cintura, o mesmo estava portando uma pistola 9mm. Perguntado a Rodrigo sobre os motivos de andar armado, ele informou que era para sua proteção contra um individuo de nome Maciel, que seria o suposto assassino de seu irmão e estaria ameaçando a ele.

Rodrigo informou o endereço da residência de Maciel, a equipe policial deslocou até o endereço na Rua Floripa Mullmann, aonde foi entrado em contato com a proprietária da casa, a mesma informou conhecer Maciel, mas ele não estaria mais residindo naquele endereço e ela não saberia informar o novo endereço.

A proprietária autorizou a busca domiciliar, aonde foi logrado êxito em localizar um revólver calibre 32. A proprietária da residência disse que o armamento era de Maciel e ela não sabia que ele teria deixado ali.

Os detidos e os armamentos foram entregues no 5º Distrito Policial para providências legais.

11 de mai. de 2010

PALAVRAS QUE EMOCIONAM, LEIA!!!

No dia 13 de Março de 2010, a Policia Militar perdeu mais um de seus integrantes. O Soldado Neves(Veja a matéria) não era somente um bravo guerreiro, mais sim um companheiro de profissão, um irmão de farda, que envergava a mesma com todo orgulho.

Mesmo diante de toda a falta de apoio e toda a divergência salarial que se passava naquele momento, esse policial cumpria o seu dever e fazendo isso perdeu a vida pelas mãos de um marginal, um covarde que em breve estará nas ruas.

Pois a justiça é falha e direitos é só para os marginais, aos policiais cabe somente os deveres.

Mas na data de hoje, puder ler as palavras da Sra. Dilcélia, esposa do policial Neves. E gostaria de compartilhar essas palavras com todos, pois são emocionantes.

Nossos Coronéis deviam olhar, ler e reler essas palavras, pois quando o policial briga por melhores salários, melhores condições de trabalho, não é por ele, que o policial está brigando. Mas sim, pela sua família que em caso da sua falta, ele tenha a certeza que que a sua família esteja bem amparada, dando um futuro aos seus filhos.

Já que defender a sociedade com o sacrifico da própria vida é um pedido da Coorporação, então que a Coorporação defenda seus integrantes até o final de suas vidas e de conforto aos familiares que aqui ficam e somente lhe restam saudades.

"Meu amor hoje a saudade como todos os dias, veio me visitar deu o ar de sua graça, me fez sentir só e triste, ela me deu a mão e me acompanhou o dia todo e se recusa a ir embora agora só me resta esperar até que um dia nós possamos estar juntos novamente...


O destino é capaz de tudo separar sorrisos e olhares, mas mesmo sendo tão forte é incapaz de apagar o amor que eu sinto por você...


Minhas palavras são poucas, mas meu amor por você será eterno...


O meu erro não foi te amar demais, o meu erro foi não dizer a tempo, o quando você me faz falta, vou te amar para sempre meu eterno amor de sua esposa."


Dilcélia, 10 de maio de 2010 19:55

DOIS TRAFICANTES PRESOS E DUAS ARMAS APREENDIDAS EM COLOMBO







Na tarde desta segunda-feira(10/05/2010) por voltas das 13h, policiais militares da RONE com a viatura 8105, comandada pelo Tenente Rocha, realizavam patrulhamento de rotina no município de Colombo.

Ao deslocarem pela Rua Arapongas, avistaram em frente a uma residência, vários elementos que ao perceberem a viatura policial, correram para o interior do imóvel.

De imediato foi realizada abordagem a um dos elementos, que estava no portão da residência, identificado como Rodrigo. Foi solicitado apoio das demais viaturas RONE e iniciou-se busca no imóvel atrás do segundo elemento que se evadiu.

Com Rodrigo foi encontrado um revólver calibre 38 e 44 pedras de crack prontas para venda, o mesmo individuo informou que no interior da residência teria mais meio tablete, com aproximadamente meio quilo, de maconha que era vendida naquele endereço.

Após buscas em residências próximas foi logrado êxito e preso o segundo individuo de nome Tiago, com ele foi encontrado mais um revolver calibre 38 e 22 pedras de crack, embaladas e prontas para venda.

Tiago informou ser somente usuário e que guardava a arma e as drogas para Rodrigo, já Rodrigo assumiu a venda de entorpecentes, mas afirmou que as armas eram de Tiago.

A residência em questão era de individuo com deficiência física, os elementos realizavam o tráfico ali, por acreditar que não iriam chamar a atenção.

As drogas e os dois indivíduos foram encaminhas a DP de Colombo para providências.

10 de mai. de 2010

BOAS NOTICIAS, O QUE É BEM DIFICIL NA PMPR!!!

Após algumas conversas pel QG, tive a garantia que este mês vem os valores referente ao período de guarda na PCE, ficamos então na expectativa.

Outra boa notícia é que o Governador solicitou a secretária da SEAP, para efetuar um levantamento do caixa do estado e caso esteja tudo em dia as 2, 3 e 4 do projeto de reestruturação será pago em parcela única. Vamor ver, tomara que sim!!!

Essa semana que passou foi um pouco corrida e algumas atualizações do site demoram um pouco, mas essa semana devo estar colacando em dia, nessa semana corrente.

DUPLA É PRESA COM MOTO ROUBADA E DROGAS

fonte: parana on-line

Franklin admitiu o tráfico e Heitor alegou ser apenas usuário.


Policiais da Rondas Ostensivas de Natureza Especial (RONE) prenderam dois suspeitos de tráfico de drogas, no Pinheirinho. Franklin da Silva Antunes, 24 anos, e Heitor Trindade, 23, foram flagrados com cocaína, maconha, crack e uma motocicleta roubada, numa residência da Rua Jacob Andreatta.

A polícia recebeu denúncia que haveria uma moto com alerta de roubo no endereço. Foram apreendidos 32 gramas de maconha, 35 buchas de cocaína, 47 pedras de crack e R$ 2,5 mil em dinheiro.

PAGAMENTO

A dupla foi encaminhada à Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV) e autuada em flagrante por receptação e tráfico de drogas. “Franklin admitiu que era traficante e alegou que a moto foi deixada com ele, em troca de uma dívida de droga. Já Heitor afirmou que era apenas usuário e que estava na casa para fumar maconha”, disse o delegado Anderson Cássio Ormeni Franco.

RONE RETIRA TRAFICANTES DAS RUAS DE COLOMBO


Quando realizava patrulhamento de rotina pelo município de Colombo, por volta das 17h, a equipe RONE comandada pelo Cabo Araújo, passava pela Rua João Estanke Baptista, aonde a equipe avistou dois indivíduos que ao perceberem a presença policial tentaram evadir-se.

Os dois elementos não lograram êxito e foram abordados, sendo realizada busca pessoal e com o individuo de nome Diego foram encontradas em seu bolso 15 buchas prontas para venda de maconha, além de R$61,65 em notas miúdas e com o menor T.P.R foi localizado a importância de R$107,00 em notas miúdas e mais 25 pedras de crack prontos para venda.

Indagados sobre a procedência da droga os mesmos disseram ter adquirido da pessoa de nome Douglas e que os lucros provenientes da venda dos entorpecentes seria dividido entre eles, a equipe deslocou até a residência de Douglas, mas o mesmo não foi localizado, no momento da abordagem a residência de Douglas encontrava-se aberta foi então realizada a quantia de 142 buchas de maconha e 31 pedras de crack.

Diante dos fatos os dois indivíduos foram encaminhados para a Delegacia do Alto Maracanã para providências cabíveis.

8 de mai. de 2010

RONE APREENDE REVÓLVER CALIBRE 38 EM PIRAQUARA

Na sexta-feira(03/05/2010) por volta das 11h, a viatura RONE prefixo 8115, comandada pelo Sargento Ruan, realizava patrulhamento na Vila Macedo em Piraquara, região metropolitana de Curitiba.

Ao passar pela Rua Goiania foi avistado três indivíduos, que ao perceberem a presença da viatura empreenderam fuga, momento o qual um dos indivíduos foi abordado e realizado a busca pessoal.
Porém nada foi encontrado, indagado sobre o motivo de ter evadido da viatura o mesmo não soube responder, a equipe continuou busca nas proximidades de aonde eles foram vistos até o momento da abordagem.

Foi logrado êxito em encontrar um revólver calibre 38, próximo da abordagem. Perguntado ao individuo, identificado como Eduardo, sobre o armamento o mesmo assumiu estar de posse da arma de fogo e ter dispensado no deslocamento.

O individuo e o armamento foi encaminhado a DP de Piraquara.

7 de mai. de 2010

ATENÇÃO MOTORISTAS DE VIATURAS

fonte: cabo júlio/pmmg

Multa aplicada à viatura policial em serviço deve ser questionada pela própria administração e não pelo policial condutor

Justiça federal entendeu, num caso isolado, que multa aplicada à viatura policial em serviço deve ser questionada pela própria administração pública e não pelo policial condutor.

..."De fato, o autor é policial rodoviário federal e, ao agir no desempenho de suas atribuições funcionais, ainda que pratique um ato ilícito, tal ato não tem natureza pessoal, pois foi praticado na condição de agente da administração, considerando-se, assim, como se tivesse sido praticado pela própria administração.

Se o policial pratica uma infração de trânsito durante o desempenho de suas atividades como servidor, a administração é que deve responder perante a autoridade de trânsito, e não repassar a notificação ao servidor para que ele próprio promova a defesa do ato."

Quantos militares já não passaram por situação parecida? Precisar apresentar recurso em razão de multa recebida no exercício da função.

Leia a decisão judicial

MICHEL TEMER CONFIRMA VOTAÇÃO DA PEC 300

fonte: tv câmara

MÃOS NA CABEÇA! COMO SE COMPORTAR EM UMA ABORDAGEM POLICIAL

fonte: diário de um pm
revisão e adaptação: rone em foco

Abaixo um video de como uma simples abordagem rotineira se tornou uma grande complicação e vexame para um dito “cidadão de bem”.





Sem dúvidas, uma das situações mais tensas no serviço policial é a realização de uma abordagem. Seja pela truculência dos policiais ou pela resistência do abordado, o fato é que dificilmente a população entende que esse procedimento é essencial no nosso trabalho, para a segurança tanto do abordado como dos policiais.

Geralmente encaram tal situação como um desrespeito e ofensa à dignidade e aos direitos do cidadão. Como diz o velho ditado: “polícia de perto incomoda e longe faz falta“. Ou seja, todo mundo quer que a polícia trabalhe de maneira enérgica, desde que não seja você o incomodado (pimenta no dos outros…).

Pensando nisso, resolvi esclarecer algumas dúvidas sobre os direitos que as pessoas têm durante uma abordagem policial e também explicar o porque certas condutas são aplicadas, desmistificando alguns procedimentos frequentemente confundidos com abuso de autoridade, despreparo ou violência policial, além de dar uns conselhos(de amigo, nada oficial) sobre como proceder nesse momento tão crítico.

Em 2008, o Governo Federal divulgou um folheto sobre como se comportar durante uma abordagem policial, que foi devidamente explorado pelo Danillo Ferreira em seu blogue. Vejamos os principais pontos, seguidos de pequenos comentários desse que vos escreve:

O que fazer quando for abordado pela polícia?


  1. Fique calmo e não corra. Quem não deve, não teme;
  2. Deixe suas mãos visíveis e não faça nenhum movimento brusco. Lembre-se que os policiais também estão sob pressão;
  3. Não discuta com o policial nem toque nele. Qualquer ação pode ser interpretada como resistência;
  4. Obedeça estritamente o comando do policial. E tudo acabará bem se você não cometeu algum crime;
  5. Não faça ameaças ou use palavras ofensivas. Resistir só piora as coisas;

Agora vamos para o que acontece na prática. Policial não tem bola de cristal, por mais que ele tenha o tirocínio apurado é impossível ter a certeza que um suspeito está em flagrante delito, nem tampouco prever a reação do abordado. Por isso, partimos da premissa que a NOSSA SEGURANÇA ESTÁ EM PRIMEIRO LUGAR. Entenda porque cada ordem deve ser executada sem questionamento.

MÃOS NA CABEÇA: Quando mandamos alguém por as mãos na cabeça é mão na cabeça e ponto. Não se pretende humilhar o cidadão, o objetivo é evitar qualquer reação ofensiva, já que a maneira mais provável de tentar isso seja utilizando-as. Atenção! Levá-las ao bolso (para mostrar os documentos) pode desencadear umas resposta ainda mais hostil por parte dos policiais (trabalha-se com a hipótese de que uma arma pode ser sacada).

ABRA AS PERNAS: Não, nós não pretendemos realizar algum fetiche sexual. O que queremos é verificar se o abordado não escondeu algo ilícito (armas, drogas ou produto de roubo) em baixo de suas partes íntimas, entre outros locais. As pernas abertas também dificultam uma possível reação do abordado, que perde um pouco do equilíbrio para correr ou chutar o policial. Também não estranhe se mandarem ficar de joelhos ou até mesmo deitar no chão. Somente quem está abordando sabe a real necessidade (o risco que corre) de chegar a esse extremo. Aliás, isso é prática aprovada pelos órgãos defensores dos Direitos Humanos.

Pela minha pouca experiência percebi que as pessoas enquanto abordadas seguem um ciclo. Primeiro se negam a colaborar, normalmente com frases “Eu não sou vagabundo pra ser revistado” ou “Vá prender ladrão ao invés de perseguir cidadão de bem”. Sem efeito, apelam para a intimidação “Você sabe com quem está falando?” ou “Eu vou tirar a sua farda” e ainda aquele “Sou amigo/irmão/primo do coronel/delegado/vereador fulano de tal”. Igualmente ineficaz e já tornado algo que poderia ser simples em uma situação irreversível tentam sensibilizar o policial com “Por favor, eu sou trabalhador. Me libera aí”. Sem sucesso apelam desesperadamente para o suborno com “Não tem uma maneira de resolvermos isso por aqui mesmo?”.

Sabendo disso, o principal conselho que dou a todos que me perguntam sobre o assunto: COLABORE! Os policiais estando certos ou não. Você estando certo ou não. É muito importante colaborar para pelo menos “minimizar problemas” e se por ventura se sentiu prejudicado procure posteriormente a Ouvidoria de seu Estado. Contudo, muito cuidado ao fazer denúncias, tenha certeza de que realmente houve excessos, pois você poderá prejudicar pessoas honradas que somente estavam cumprindo com o seu dever.

6 de mai. de 2010

RONE PRENDE ASSALTANTES LOGO APÓS O ROUBO




Neste sábado, por volta das 14h, policiais militares da RONE, viatura 8115, comandada pelo Sargento Balles, realizavam patrulhamento pelo bairro Afonso Pena em São José dos Pinhais.

Quando foram informados pelo COPOM, que a farmácia localizada no bairro havia sido roubada por dois marginais e os mesmos teriam levado uma moto Biz, que seria de propriedade de um dos funcionários da farmácia.

O que os marginais não imaginavam é que o dono da moto acompanhou os mesmo até a residência, aonde estavam se escondendo. As viaturas RONE ao chegarem no local do roubo, foram informadas com o possível endereço aonde os marginais estariam.

4 de mai. de 2010

PEC 300: MICHEL TEMER FALA SOBRE OS BASTIDORES

fonte: tv câmara

Vale a pena ver esse vídeo!!!

Na semana que passou o Dep Michel temer sentiu a pressão de muitos deputados por não estar tendo a coragem que um Presidente da Câmara dos Deputados deveria ter.

A responsabilidade é única e exclusiva dele. A grande intromissão do Lider do Governo Vaccarezza, nos trabalhos da casa, está reduzindo a liderança do Presidente Michel Temer a zero.

Triste fim para um parlamentar da estirpe de Temer. Vamos votar, Temer.

3 de mai. de 2010

ABORDAGEM POLICIAL RESULTA EM DUAS ARMAS APREENDIDAS NO CAJURU




Nesta Quinta-Feira(29/04), por volta das 11h50min, a viatura 8116 da RONE, comandada pelo Cabo Araújo, realizava patrulhamento de rotina pelo bairro Cajuru, quando foi efetuada a abordagem a uma motocicleta YBR na cor vermelha, durante a busca pessoal ao piloto da moto foi encontrado em seu bolso algumas munições de pistola 380.

Ao checar a placa da moto e a verificação do chassi, foi constatado que tratava-se de uma moto adulterada e a placa batia em uma moto CB 450, indagado sobre a moto e as munições, o elemento que foi identificado como Maicon, disse ter adquirido os produtos em questão, com um elemento de nome Neuci e que levaria a equipe até a residência de Neuci.

RONE FECHA PONTO DE TRÁFICO NO SANTA CÂNDIDA



Em patrulhamento pela região do Santa Cândida, a viatura comandada pelo Tenente Rocha, foi abordada por moradores, os quais denunciaram que em um local próximo estaria acontecendo tráfico de drogas e elementos armados faziam a guarda do local.

Com base nas informações, as demais viaturas RONE foram acionadas para efetuar o cerco no local e as equipes P2(policiais a paisana) foram solicitadas para ver a veracidade das informações e o movimento no local.

No local, foi avistado um individuo que fazia a entrega da droga e um segundo que fazia a guarda do local com uma arma longa, numa ação rápida, foi realizada a abordagem no local, não havendo qualquer possibilidade de reação por parte dos elementos.

ABORDAGEM DE ROTINA DA RONE RESULTA EM ARMA APREENDIDA


Em patrulhamento pelo bairro Boqueirão, a viatura RONE comandada pelo Cabo Araújo, passava em frente a uma residência aonde encontrava-se um individuo na frente, ao perceber a presença da viatura o elemento esboçou um movimento brusco, vindo este a ser abordado.

Realizada a busca pessoal e nada foi encontrado, perguntado sobre o veículo Vectra que estava estacionado próximo ao local, o abordado assumiu ser de sua propriedade.

2 de mai. de 2010

RONE PRENDE TRAFICANTE EM FLAGRANTE

fonte: parana on-line

Os policiais apreenderam maconha, um revólver e uma espingarda.

Marcos Vinícius França, 26 anos, conhecido por "Buda", tinha um esquema bem articulado para traficar drogas, no qual até aluguel pagava para manter entorpecentes na casa de outras pessoas e não ser incriminado, caso a polícia o pegasse. Mas por um descuido a polícia o prendeu em flagrante, entregando quatro quilos de maconha a uma jovem, na tarde de sexta-feira, em Curitiba. A mulher que alugava a casa para guardar a droga também foi detida. No total, a Rondas Ostensivas de Naturezas Especiais (Rone) apreendeu 32 quilos de maconha, um revólver calibre 38 e uma espingarda calibre 36 com os três suspeitos.

O sargento Pelosi, da Rone, contou que tudo iniciou devido a uma denúncia anônima, que chegou ao telefone 181, dando conta que um rapaz num Pálio branco faria a entrega de drogas em frente ao Shopping Popular, localizado junto ao terminal do Capão Raso. Por volta das 16h, uma equipe da Rone, que já rondava o shopping, localizou o Pálio branco, com as mesmas descrições da denúncia, e o ficou observando.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...